sábado, 11 de maio de 2013

Intensivão do Draft - Parte 3


Começamos a 3ª parte do Intensivão que vai ter mais 5 jogadores, pois é, aqui é igual a departamento médico do Minnesota Timberwolves: sempre cresce o número de jogadores. Vocês devem ter acompanhado que dois jogadores que já foram analisados não participarão das ligas de verão porque fizeram cirurgias, o pivô Alex Len e o power forward baixinho Anthony Bennett. Alguns times não gostam de draftar caras que estão machucados porque a primeira offseason é algo importante para a formação de um jogador. Vejam Anthony Davis, que praticamente não tinha jogo ofensivo, trabalhou muito na offseason e teve 13 pontos de média na sua primeira temporada. Com isso, Bennett e Len devem descer um pouco no Draft, no final das análises, farei um mock draft e tudo se organizará.





Shabazz Muhammed saiu do High School com um hype enorme. Os primeiros mock drafts diziam que ele seria a primeira escolha, mas ele decepcionou. A espera para ver Muhammed em quadra foi grande, pois ele infringiu uma regra da NCAA aceitando visitar mais de uma universidade e optando por UCLA, e depois de ser liberado para jogar teve uma temporada discreta, as pessoas esperavam mais dele. O potencial dele é imenso, mas é tem uma seleção de arremesso um pouco ruim, além de não ser muito consistente. O seu forte é o atleticismo (assim como a maioria dos jogadores desse Draft) e pode dar muito certo na NBA rapidamente. O Minnesota Timberwolves perde Kirilenko depois dessa temporada, então Muhammed pode  ser uma alternativa, ainda mais com o time precisando de jogadores que jogam na posição 2 e na 3 ao mesmo tempo. O Washington Wizards precisa mais de um SF do que uma pessoa precisa de um rim, então o Wizards pode ter um foco nele, mas como Bennett deve sobrar (e joga na 3 também) e Oladipo pode sobrar (com dificuldade), talvez Muhammed seja uma segunda opção. 


Cody Zeller era apontado como o melhor jogador da NCAA no começo da temporada e assim como Muhammed decepcionou a todos. Oladipo tomou os holofotes em Indiana e Zeller foi caindo no esquecimento. É um pivô inteligente, alto, que pode dar certo em vários times da NBA. Se o Wolves não renovar com Pekovic, o que acho difícil, ele pode ser uma opção no Draft, mas Sacramento quer muito um pivô para jogar junto a Demarcus Cousins. Sacramento deve ter Zeller em mente, ainda mais com a lesão de Len. O Detroit pode escolher Zeller se ele sobrar, pois formando dupla com Monroe, Andre Drummond viraria uma peça valiosa para trocas, e se a dupla Monroe-Drummond for mais vantajosa para o Pistons, Zeller também é muito valioso para trocas.


C.J. McCollum é um pontuador nato. 24 pontos por jogo em 31 minutos de média em quadra impressiona qualquer um, ele lembra ninguém mais, ninguém menos que Damian Lillard. A divisão de McCollum na universidade não é a mais competitiva, mas não é todo mundo que fez o que ele fez. Infelizmente, ele se limita no quesito pontuar, pois não é o melhor defensor do mundo, não é o melhor armador puro do mundo, é basicamente um Jamal Crawford mais baixo (também conhecido como Nate Robinson mais alto) que pode marcar aqueles 20 pontos em um jogo vindo do banco as vezes, mas não passa disso. A posição que tem mais jogadores no mesmo nível na NBA hoje é a de armador, e se for ver, dois ou três times não tem um confiável. O Portland não tem uma coisa chamada banco de reservas e um sexto homem pontuador cairia muito bem, ainda mais um cara que joga de armador e segundo armador. O Philadelphia deve escolher um pivô se não for renovar com Bynum, mas se a renovação acontecer, McCollum pode ser uma opção.


Rudy Gobert é um francês, ala pivô que também pode jogar como pivô, que ninguém conhece porque não foi jogou na NCAA, ele virá de um time chamado Cholet da Europa. Jogadores que vêm do exterior sempre têm aquele "será?" vindo junto. Vejam o caso de Ricky Rubio, que só veio para a NBA dois anos depois de ser draftado ou de Rudy Fernandez, que jogou no Portland e voltou para a Europa e está lá até hoje. Sobre Gobert, ele tem uma altura monstruosa mas é muito magro, o que pode dificultar sua adaptação na liga. Acho que ele vai subir umas posições porque esse Draft tá muito zicado, então Philadelphia pode ser o destino pra Gobert. Com 7'2'' ele não vai conseguir ser titular de forma alguma, o único maior que 7'1'' titular na NBA chama-se Roy Hibbert e ele é um monstro, então Thad Young pode deixa-lo no banco e com a provável saída de Spencer Hawes uma sempre é bom ter 3 jogadores confiáveis na rotação, e um jogador de lottery é algo confiável. Oklahoma City, que tem a escolha do Raptors (adquiriu na troca do Harden com o Houston Rockets), pode colocar o olho nele para compôr o banco, com isso não precisariam renovar com Thabeet e nem com Nick Collison. 


Michael Carter-Williams decepcionou um pouco na temporada da NCAA. Se ele tivesse a altura normal de um PG (que em média é 6'2''), seria magro, mas ele tem pouco mais de 6'5'', então podemos classificá-lo como Filé de Borboleta. É incrível quando aparece um cara alto desse jeito que consegue criar no ataque como Carter-Williams consegue. A NBA aceita muito esse tipo de jogador e se ele engordar, ou melhor, ganhar uns músculos, vai ser um armador entre os 20 melhores da liga ou melhor. A defesa de perímetro dele é incrível, ele teve quase 3 roubos por jogo por Syracuse na NCAA. A quantidade de turnovers e aproveitamento baixo vão pesar muito na cabeça dos GMs, mas vejo futuro no garoto. Se melhorar o jogo ofensivo vai causar estrago enorme. O dono do Dallas, Mark Cuban, já deve sonhar com ele armando o time texano, mas não é certo que ele sobre. O Blazers pode escolhê-lo para a reserva de Lillard se não tiver Maynor em seus planos, e o Sixers precisa mais que o Blazers de um reversa pra seu PG, então se nada der certo nos planos do time da Philadelphia, Carter-Williams pode pintar por lá. 

Por hoje é só, semana que vem teremos a quarta e última parte do Intensivão com a raspa do tacho da lottery. Já foram analisados 12 jogadores e a lottery tem 14 times, mas irei analisar mais de 14 para dar a "margem de erro". Depois será postado também o Mock Draft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário