quarta-feira, 5 de junho de 2013

Preview das Finais da NBA 2012/2013 - Miami Heat vs. San Antonio Spurs


A hora mais esperada para duas torcidas (e os haters do Heat) chegou: San Antonio Spurs e Miami Heat se enfrentarão nas finais da NBA nesta quinta-feira (06) na American Airlines Arena. Depois de uma série rápida onde Gregg Poppovich mostrou porque é o melhor técnico (e tem a melhor staff) da NBA, o Spurs varreu o Memphis Grizzlies e descansou por mais de uma semana. O Heat, por sua vez, teve que jogar sete jogos para eliminar o Pacers e contou com o ressurgimento de Dwyane Wade no último jogo da série. Gostaria de lembrar aos leitores que se o Hibbert tivesse em quadra naquela jogada do jogo 1 o Pacers teria ganho em Miami e talvez a história fosse outra.

O Spurs precisa continuar com seu estilo de jogo, ditando o ritmo e não pode deixar o Heat contra atacar em transição porque o time não é a coisa mais nova do mundo. Tony Parker precisa comandar o time e tirar a responsabilidade de Tim Duncan como fez o ano inteiro. As rotações são importantíssimas para o Spurs porque seu banco é superior ao banco do Heat. Pontuar no garrafão é essencial, e aí vem a importância de Tiago Splitter (e veremos muito nos blogs brasileiros coisas do tipo "Splitter faz 16 pontos e Spurs vence do Heat"). Tim Duncan deve ficar no garrafão mais tempo do que fica normalmente contra outros times pois o Heat tem Chris Bosh como pivô e ele não é aquilo que um time espera na defesa. Kawhi Leonard deve ter a responsabilidade de marcar LeBron James e tenho certeza de que ouviremos muito seu nome na mídia.

O Heat precisa jogar todos os jogos da série como jogou o jogo 7 da série contra o Pacers. LeBron James não encontra bons defensores como Paul George facilmente na temporada, e Paul George fez seu trabalho muito bem na série. As estatísticas de LeBron foram infladas pela péssima exibição de Wade na série inteira (salvo o jogo 7 já mencionado) e a atuação de Bosh abaixo do esperado. Muita gente disse que o Big 3 de Miami era formado por LeBron James, Chris Andersen e Ray Allen (que marcou Paul George muito bem). Acredito que Chris Andersen não terá o mesmo efeito que teve até agora nos playoffs, mas não será anulado. Wade deve crescer porque precisa, o desempenho do Heat depende muito dele. Shane Battier não fará o efeito que faz normalmente porque é um defensor inteligente que jogará contra um time extremamente inteligente, que não comete faltas ou turnovers bobos. Não é necessário dizer que LeBron precisa (e vai) ter a melhor série de playoffs de sua carreira.

Impossível falar desta série sem lembrar de LeBron James vs. San Antonio Spurs em 2007, quando o Spurs varreu o Cavaliers de LeBron sem dó nem piedade e Tony Parker foi o MVP das Finais. LeBron disse que é muito melhor do que era em 2007. O time do Heat é melhor do que o do Cavs de 2007, mas por outro lado teve que jogar 7 jogos para vencer o Pacers e 6 jogos para vencer o Wolves... ou melhor, o Bulls, desculpem, as lesões me confundiram. Na minha opinião, se o Heat jogar como jogou os jogos de 1 a 6 da série contra o Pacers pode esquecer o título.

Calendário da NBA FINALS 2013:

Jogo 1 - Quinta-feira(06/06): 21:00 horas
Jogo 2 - Domingo(09/06): 20:00 horas
Jogo 3 - Terça-feira(11/06): 21:00 horas
Jogo 4 - Quinta-feira(13/06): 21:00 horas
Jogo 5 - Domingo(16/06): 20:00 horas*
Jogo 6 - Terça-feira(18/06): 21:00 horas*
Jogo 7 - Quinta-feira(20/06): 21:00 horas*

*Se necessário 

Um comentário: