terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tim Duncan - Showtime? Não, eficiência


 23 de Dezembro de 1996. David Robinson sofre uma lesão que o deixaria de fora por pelo menos seis semanas. Foi em uma derrota em casa para o Miami Heat, por 90 a 76, que deixou o time da San Antonio com uma campanha de 6-18. Sem o Almirante, a palavra derrota seria o que os torcedores do Spurs mais ouviriam, com o time terminando a temporada com uma campanha de 20-68.
Mas essa campanha os deu a primeira escolha no draft de 1997 ao Spurs. Com ela, escolheram Timothy Theodore Duncan.

As suas médias (20 pontos por jogo, 11 rebotes por jogo, 3 assistências por jogo, 2 tocos e 0.7 roubadas de bola por jogo - em sua carreira), apesar de ótimas, podem não impressionar, mas a maneira que ele impacta o jogo certamente faz.

Timmy chegou na NBA já destruindo. Ganhou o Rookie of the Year (prêmio para o melhor novato) de 1998 e foi All Star Game, o jogo das estrelas da NBA. Alem disso, ele foi escolhido para o 1° time da NBA. Na sua primeira temporada!

Duncan é, apesar de muitos não o consideraram assim, o melhor e mais importante jogador de sua geração e TOP 10 da historia da NBA.

NBA Playoffs 2013, o Spurs lidera o Grizzlies por 2-0 e a série vai para Memphis.

Algumas horas antes do jogo 3, lá estava o Spurs treinando. Câmeras ligadas, repórteres entrevistando jogadores. Se você fosse ver o seu primeiro jogo de basquete ali, nunca escolheria Duncan como um dos melhores da historia. Ele não acertou 30 arremessos seguidos. Não enterrou. Não fez nenhuma jogada bonita. Ele apenas treinou junto com seus companheiros, rindo e conversando.

Começando no tempo de Michael Jordan, passando por Kobe Bryant e agora com LeBron James, é até normal que o jogo de Duncan não seja muito notado.

Belo arremesso de pouca e média distancia, passes precisos para quebrar marcações duplas, pode pontuar de praticamente todas as formas para um PF, com ótimas participações no pick-and-roll, post up, pick and pop e outros, com uma defesa excelente. Provavelmente o PF/C mais técnico desde Hakeem Olajuwon. Mas quando foi a última vez que você viu Duncan nas 10 melhores jogadas da semana? O seu estilo de jogo não chama muita atenção.

The Big Fundamental não é seu apelido a toa. Na sua 2° temporada, Duncan enfrentou Garnett e o Timberwolves nos Playoffs. KG fazia de tudo o que podia para tira-lo do sério, empurrava, xingava, irritava. Sabe o que Timmy fez? Nada, ele não teve reação para isso. Ele só se importa com a partida, e ganhou a série contra Garnett e acabou ganhando o campeonato. Sabe o que estou dizendo? Qualquer um pode mostrar emoções, enterrar em alguém, gritar e ser um estorvo, mas Timmy é totalmente diferente.

Duncan passou todas as suas temporadas somente com um técnico, Gregg Popovich. Ele, mais do qualquer um, sabe como o PF foi importante para o Spurs. Em suas palavras: "Tim é a franquia Spurs. Se não fosse por ele, não teriamos aqueles quatro banners de campeão pendurados no AT&T Center".  

Timmy foi eleito para o time de melhores jogadores da NBA e o para o time de melhores defensores nos 13 primeiros anos de sua carreira consecutivamente, isso é 6 mais do que qualquer um na historia da NBA.

Duncan é um dos melhores, dentro e fora de quadra. Ou você já viu ele ter algum problema com um companheiro de time ou criar algum problema para o time? Ter uma boa comunicação e amizade com companheiros de equipe pode não ser essencial, mas é muito bom.

928 doubles-doubles, 41 a menos que Wilt Chamberlain, o jogador com maior número de doubles-doubles na historia da NBA. Tim ainda tem, provavelmente, mais uma temporada e meia, além dos Playoffs para passar essa marca.

4x campeão, 3x MVP das finais, 2x MVP da temporada regular, 14x All Star, 14x no primeiro times da NBA, 14 no time defensivo da NBA, maior cestinha da historia do Spurs. Isso é uma carreira brilhante.

Outra coisa que impressiona é a sua importância para o time. Ele foi o principal jogador do seu time desde que pisou em uma quadra da NBA. Duncan foi MVP das finais em 3 dos quatro títulos em que esteve, com a única exceção sendo em 2007.  Tony Parker, escolhido como o melhor jogador daquela série, teve médias de 24.5 pontos por jogo, 5 rebotes por jogo e 3.3 assistências por jogo. Timmy conseguiu 18.3 pontos, 11.5 rebotes, 3.8 assistências, 1.3 roubadas de bola e 2.3 tocos por jogo. Se não foi melhor, foi realmente por bem pouco.

Os 15 primeiros anos de Duncan registraram uma porcentagem de vitorias de 70.2% para o Spurs, a maior por qualquer time da NBA em um periodo tão longo.

E essas vitorias não foram só contra times ruins. Duncan tem mais vitorias que derrotas contra todos os astros da liga.  Kobe? 29 vitorias, 28 derrotas. LeBron? 15 vitorias, 12 derrotas. Kevin Garnett? 32 vitorias, 19 derrotas. Steve Nash? 52 vitorias, 31 derrotas. Kevin Durant? 15 vitorias, 13 derrotas. Chris Paul? 26 vitorias, 14 derrotas. Timmy vem colecionando prêmios e vitorias desde que chegou na NBA.

O seu estilo de jogo realmente não é o melhor para atrair as pessoas, como o de LeBron, por exemplo, é. Mas acho que quando Timmy volta para casa e olha para os seus quatro anéis de campeão, ele não se arrepende disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário